2018/05/28
Home » Informática » Dicas » Antivírus como escolher um

Antivírus como escolher um

Como escolher um antivírus

Antivírus - Camargo Informática
Como escolher um antivírus, esta é uma duvida que se passa na cabeça de muitos no momento da escolha do antivírus, provavelmente que você já tenha percebido que  existem centenas de antivírus diferentes no mercado. Para resolver este problema vamos levantar alguns pontos necessários para a escolha do antivírus.

Para escolher um antivírus você deve analisar alguns critérios para determinar se o programa a ser comprado atende ou não suas necessidades. Alguns critérios menos técnicos e que estão mais relacionados com o usuário são impacto na velocidade do computador e interface.

Que os antivírus impactam na velocidade do computador é evidente, pois os antivírus adicionam uma nova tarefa para cada atividade do computador. Entretanto, antivirus mais bem planejados são capazes de causar pouco impacto na velocidade do PC e tornam-se quase imperceptíveis; esses devem ser as prioridades de um comprador principalmente quando se tem uma configuração baixa.

Interface é outro ponto relevante para escolher, pois um antivirus deve ser fácil de usar. Antivírus antigos se preocupavam apenas com a capacidade de proteção do programa. Mas hoje é fundamental criar também um programa fácil de usar e que não demande conhecimentos técnicos do usuário. Independentemente se é um usuário que entende de computadores e tecnologia, uma interface simples ajuda você a economizar tempo e manter seu computador protegido mais facilmente.

Além desses critérios ligados ao usuário, temos que ir mais afundo na parte técnica dos antivírus

Freqüência das atualizações: a cada momento são descobertos novos vírus que até então não seriam detectados pelo seu antivírus. Portanto, um antivirus que seja atualizado com freqüência tende a ser um antivirus mais seguro, pois tem sua base de dados de antivírus completa atualizada com o novo vírus.

Índice de falsos-positivo: um falso-positivo ocorre quando seu antivírus detecta um arquivo neutro como um arquivo infectado. É importante que seu antivírus minimize o número de falsos-positivos, pois um falso-positivo pode causar um mau funcionamento de um programa ou do seu computador.

Índice de detecção de vírus: o índice de detecção de vírus é determinado pelo número de arquivos maliciosos que o antivírus consegue detectar como sendo, de fato, maliciosos. Quanto mais arquivos o antivírus detectar, melhor sua pontuação nesse critério.

Índice de reparação de arquivos infectados: após detectar os vírus, é importante que o antivírus seja capaz de reparar o arquivo infectado e torná-lo usável. Esse índice mede a capacidade do antivírus de recuperar o arquivo.

A seguir links para os principais antivírus:

Uol Antivirus
AVG Free
Avast Antivirus
kaspersky
Norton Antivirus

Esses são os principais critérios a serem considerados quando se escolhe comprar. Esperamos que seja útil este artigo.

Check Also

6 dicas de segurança para usar um computador público

6 dicas de segurança para usar um computador público Os Computadores públicos em bibliotecas, cibercafés ...